Paciência deveria ter para vender no mercado ou na farmácia não é mesmo? É algo que preciso trabalhar com meus clientes de coaching todos os dias. Sem paciência não conseguimos evoluir no processo natural da vida. Ofuscamos nosso olhar e perdemos a percepção das coisas quando ela nos falta.

Precisamos lembrar que paciência é um comportamento que pode ser condicionado no cérebro, aliás qualquer comportamento pode ser modificado através do condicionamento. Basta a pessoa querer mudar e claro, ter um método.

 

Se você  quer aumentar sua paciência para viver melhor  aqui vão algumas dicas poderosas:

Prefira observar o que já fez

Se você está trabalhando em um projeto grande, prefira observar o que já fez, em vez de pensar no que ainda tem a fazer. A abordagem do “copo metade cheio” – em vez de “copo metade vazio” – aumenta a paciência porque apela para nosso senso positivo. Como um homem escreveu sobre a construção de um barco: “Eu não penso sobre quanto tempo vai demorar. Mas observo o que já fiz.”

 

Experimente uma boa caminhada ou uma corrida

Você está no seu limite de tolerância com alguém no trabalho ou em casa? Experimente uma boa caminhada ou uma corrida. Você queimará os hormônios do estresse que se acumularam em seu sistema e terá mais capacidade para retomar sua paciência quando voltar.

 

Conte até dez

O velho conselho de contar até dez antes de falar em uma situação acalorada pode realmente funcionar. Esses segundos dão a chance de lembrar o que de fato é importante para você – desperdiçar energia ou encontrar uma solução eficaz. Se contar até dez não funcionar, experimente contar até vinte. Continue contando se for necessário!

 

Busque soluções práticas

Em vez de ficar resmungando, busque soluções práticas para contornar características de seu parceiro ou de sua parceira que irritam você. Compre uma geladeira que faz cubos de gelo automaticamente, se você fica uma fera sempre que ele ou ela esquece de encher as bandejas de gelo; compre a pasta de dente que vem com uma dessas tampas que não saem, se você fica fora de si ao ver o tubo sem a tampa; coloque uma mola na porta do banheiro, se ele ou ela deixa a porta aberta. Existem soluções muito simples, basta procurar por elas.

 

Use uma pedra como âncora

Ponha uma pedrinha no seu bolso. Quando começar a sentir a irritação aumentando, passe a pedrinha de um bolso para o outro. Isso ajudará a interromper o ciclo de raiva e dará a você a oportunidade de se recompor.

 

Visualize o lugar mais tranquilo que você puder

Ao ficar em pé numa fila, transporte-se para férias mentais. Visualize o lugar mais tranquilo que você puder. Imagine, sinta e ouça a si mesmo nesse lugar. Reflita sobre os sentimentos que ele evoca em você. Em vez de se concentrar no quanto terá de esperar, aproveite essa oportunidade para sonhar com o lugar mais bonito que conhece ou deseja conhecer.

 

Pense na lembrança que você quer deixar no mundo

Filhos, pais, esposa, marido fazem seu sangue ferver? Pense na lembrança que você quer deixar no mundo. Seu pai em seu leito de morte irá agradecer por sua dedicação? Seus filhos pensarão em você como um pai amoroso e companheiro? Seu parceiro evocará a mulher solidária e companheiro que você foi? Pare um minuto agora para pensar em como gostaria que os outros se lembrassem de você depois de sua morte, e use esse pensamento nos momentos tumultuados de seus relacionamentos.

 

Inicie um movimento pela paciência

Inicie um movimento pela paciência. Agradeça às pessoas que estão atrás de você por serem paciente enquanto você procura moedas para pagar uma conta, fazendo a fila parar. Isso desarmará a tensão deles e a sua e talvez estimule os outros a fazer a mesma coisa

Leia também: Mudança de comportamento, por onde começar?

Comemore pequenos avanços ao longo do caminho

Quando tiver de esperar um bom tempo para alguma coisa acontecer – um projeto grande, por exemplo -, comemore pequenos avanços ao longo do caminho. Dez páginas concluídas? Leve-se para almoçar fora. Quando nos premiamos por algo que realizamos, nos injetamos ânimo para continuar

 

Use a fila de espera para praticar meditação andando

Sem tempo para fazer um retiro? Use a fila de espera para praticar meditação andando. Sinta seus pés no chão. Levante cuidadosamente um pé, observe a sensação de fazer isso. Coloque-o cuidadosamente de volta no chão e, então, de modo consciente, levante e abaixe o outro pé. Procure concentrar-se no ato de levantar e abaixar os pés. Quando perceber que está começando a divagar, delicadamente volte sua atenção para o ato de caminhar. Não só você terá mais calma para esperar como estará fortalecendo o seu músculo da paciência

 

Faça alguns exercícios de alongamento

Esperando impacientemente o seu computador ligar? Faça alguns exercícios de alongamento para relaxar os músculos das costas e do pescoço. Afaste-se da mesa, sente-se na beira da cadeira com os joelhos e pés afastados cerca de trinta centímetros um do outro. Ponha a cabeça entreos joelhos e deixe suas mãos descansarem no chão, entre seus pés. Fique respirando e deixe a irritação e a tensão passarem do seu corpo para o chão

 

Respire consciente

Experimente a meditação da luz vermelha. Num sinal vermelho ou diante de qualquer frustação, respire conscientemente três vezes. Simplesmente observe com o ar entra e sai, naturalmente, sem tentar alterar nada

 

Preste atenção nas tarefas que está desempenhando

Preste atenção nas tarefas que está desempenhando. Ao limpar a mesa da cozinha, por exemplo, concentre-se no que está fazendo. Sinta seu braço se movendo para um lado e para o outro e aprecie o brilho que você está criando. Ao se fixar no prazer da atividade, você obtém mais paciência para realizá-la

 

Corte ou elimine a cafeína

Corte ou elimine a cafeína. A cafeína é um estimulante que pode causar agitação, irritabilidade e desânimo para enfrentar a vida. De acordo com uma pesquisa, a maioria dos americanos consome mais do que a quantidade recomendada de duzentos miligramas por dia. (A xícara média de café contém cem miligramas.) Quando percebi que estava bebendo um lito de mate por dia, troquei para o descafeinado. O gosto não era tão bom, mas valeu pelo aumento da calma e da paciência

 

Tenha Empatia

Você se irrita quando alguém fala demais e você não pode escapar? Pense em uma ocasião em que necessitava que alguém fosse paciente com você e encontrou essa pessoa. Quando nos lembramos do poder de cura que a paciência de alguém teve em nossa vida, passamos a ser mais pacientes com os outros

 

Escolha ter feliz ao invés de ter razão

Eu prefiro vencer a discussão ou alcançar meu objetivo? É uma ótima pergunta para você se fazer quando estiver discutindo com alguém. Use-a sempre que precisar para manter claro seu objetivo – e sua paciência

 

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Encontre uma citação inspiradora

Encontre uma citação inspiradora (este livro tem muitas), escreva-a num adesivo e cole-o no seu computador, no espelho do seu banheiro ou em seu carro. Quando você perceber que está perdendo a calma, leia-a para estimular sua paciência

 

Peça ajuda

Peça ajuda. Muitas vezes ficamos impacientes porque estamos sobrecarregados e exaustos. No fim da vida, você não receberá um prêmio por ter feito uma quantidade enorme de coisas, especialmente se as tiver feito em um estado de esgotamento e exasperação

 

Ria de si mesmo

Experimente rir de si mesmo ou de sua situação. Christopher Reeve descreveu, com eloqüência, como o ato de rir o ajudava a enfrentar a depressão causada pela paralisia. Ele sempre procurou responder com bom humor às perguntas sobre seu estado físico e emocional

 

Tenha uma carta na manga

Impaciente no escritório? Entre num site que tenha figuras que acalmam, ouça música suave ou faça exercícios de relaxamento sentado à sua mesa. Dê pequenas paradas de um minuto, relaxe o corpo, sinta os pés no chão e respire fundo algumas vezes.

Extraído do livro O poder da paciência

 

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