Quantas vezes você fez algo e logo depois se arrependeu? Ou então, planeja fazer alguma coisa, fica procrastinando e aquilo nunca sai? Sabia que tudo isso está pautado em seus comportamentos? Sim, comportamentos! E deixa eu te confessar, sem uma mudança de comportamento, a tendência é que estes problemas só aumentem.

A mudança de comportamento é uma busca muito, muito comum. Atendo diariamente, pessoas que buscam mudar seus comportamentos.

– Mas Juci, é tão difícil assim mudar um comportamento?

Não é. Mas você precisa das ferramentas certas!

 

Mudança de comportamento, por onde começar?

 

Se você está aqui, provavelmente está buscando uma mudança de comportamento, não é? Senão, este título não teria lhe chamado a atenção…

A mudança de comportamento precisa passar por um processo. Nossos comportamentos estão pautados nos hábitos e por isso, a mudança deve ser sequencial. Vamos ao passo a passo para a mudança de comportamento?

 

Passo a passo para mudança de comportamento

 

  • Primeiramente, conscientize-se

Se você tem algo que queria mudar, já está no caminho certo. Mas isso, por si só, não será o suficiente. A mudança de comportamento é pautada, antes de qualquer coisa, na conscientização do problema. Você precisa entender que há um comportamento que é destrutivo e com isso, se conscientizar dele.

Mas não basta apenas saber que você está tendo determinado comportamento. Afinal, isso não trará a mudança.

 

  • Quando perceber que está tendo um comportamento ruim, mude!

Depois da conscientização, vem a ação! Imagine que o comportamento que você queira mudar, é a falta de foco no trabalho. Quando você perceber que está procrastinando, mude no mesmo momento. Foque, volte a fazer o que é importante.

Aqui, é muito importante não se entregar para as desculpas! Se não houver uma ação, não há mudança de comportamento.

 

  • Estabeleça metas claras e objetivas para a mudança de comportamento

O comportamento destrutivo que você tem, traz consequências negativas, não é? Para mudar ele, você precisa de metas claras e objetivas. Continuando com o problema do foco, trace prazos para tarefas, metas diárias de produtividade e outras ações, que vão te fazer ser mais focado (a).

 

Leia também: Como ser mais produtivo e fazer mais em menos tempo?

 

  • Encontre ferramentas que vão te ajudar

Todo comportamento negativo pode ser mudado, com o auxílio de ferramentas. Por exemplo, se você é muito ansioso (a), pode buscar meditar, encontrar mantras e outras ferramentas para reduzir a ansiedade.

Se não é focado, pode usar listas, planejamento de tarefas e outras ferramentas para mudar isso.

É fundamental que você encontre ferramentas para te ajudar na mudança de comportamento!

  • A mudança de comportamento não acontece em poucos dias, pratique!

No geral, precisamos de algumas semanas para mudar um comportamento. Se você fizer tudo o que fale aqui por apenas 1 ou 2 dias, logo se cérebro voltará aos comportamentos antigos. Para ele, é mais confortável ficar desta maneira.

Por isso, pratique esta mudança de comportamento, com ações diárias, por pelo menos 1 a 2 meses. Você perceberá que logo, estará tendo a mudança de comportamento sem que você perceba. Será algo natural!

 

Viu como não é tão difícil mudar seu comportamento? Você precisa de conscientização e de ação focada. Isso será a base da mudança! Gostou das dicas? Comente e compartilhe com seus amigos. Elas podem ajudar muita gente!

 

ONDE VOCÊ ME ENCONTRA:

jucinones.com
youtube.com/jucinones
fb.com/jucinones
instagram.com/jucinones/